O Cambuí

A história do Cambuí começa junto com a própria história de Campinas. O lugar onde hoje se localiza a Praça 15 de Novembro (antigo Largo de Santa Cruz) foi um dos três descampados (ou campinhos, ou campinas) a partir dos quais o núcleo urbano de Campinas se formou, ainda no século XVIII. Um dos caminhos que ligavam dois desses campinhos (o do futuro Largo de Santa Cruz e o lugar onde, no futuro, seria construído o viaduto "Laurão") passava mais ou menos onde é a atual Rua Coronel Quirino. Ele era repleto dos arbustos denominados cambuís1 , o que se tornou uma referência para a população, que passou a chamar a região de "cambuizal"2 3.

Durante boa parte do século XIX, a região serviu de moradia para a população marginalizada de Campinas: ex-escravos e prostitutas, que viviam em cortiços e espaços desvalorizados. Ao mesmo tempo, no Largo de Santa Cruz ficavam o pelourinho, a forca, as casas de comércio, olarias, depósitos, entre outros serviços disponíveis aos tropeiros que se deslocavam nos caminhos entre São Paulo e Goiás. Tal situação se modificou radicalmente com a chegada das estradas de ferro da Paulista e da Mogiana, na década de 1870: a elite local e a oriunda de outros municípios passou a se instalar nas ainda poucas ruas do bairro, em chácaras. O século XX surgiu com o Cambuí assumindo uma nova aparência: um bairro de chácaras senhoriais. Nas décadas seguintes, o bairro passou a ter várias mansões e, depois das décadas de 1950 e de 1960, passou por um vertiginoso processo de verticalização, no qual, sem perder as características de bairro nobre, passou de bairro de mansões a bairro de edifícios, em sua maioria de alto e altíssimo padrão.

Em 2011, em uma conversa pela internet, o desenhista brasileiro Maurício de Souza revelou que o fictício bairro do Limoeiro, onde acontecem as histórias da Turma da Mônica, foi inspirado no bairro do Cambuí, bairro no qual o desenhista morou durante alguns anos.

Facebook

Localização

Contato

Nome Completo

Please type your full name.
E-mail

Invalid email address.
Assunto

Invalid Input
Mensagem

Invalid Input